Paraná

Fraude em habilitações é investigada pelo Detran

22 out 2001 às 21:16
O Departamento de Trânsito (Detran) do Paraná vai investigar as Ciretrans de várias cidades onde foram feitos nos últimos meses muitos pedidos de transferência da Carteira Nacional de Habilitação (CNHs) de outros Estados para o Paraná.
O Detran suspeita que as transferências façam parte de um esquema de fraude semelhante ao que vinha sendo praticado na 20ª Ciretran de Umuarama. Semana passada, o Detran fechou dois Centros de Formação de Condutores (CFCs) na cidade, cassou a licença de instrutores e afastou um funcionário da Ciretran. Cerca de 50 carteiras frias foram canceladas e os motoristas responderão a processo criminal.
Pelo menos 50 carteiras foram transferidas de Rondônia e de Mato Grosso do Sul para Umuarama, sem que os motoristas tivessem feito o processo de habilitação. Alguém inseria um prontuário falso no banco de dados do Detran daqueles Estados. Posteriormente, o beneficiário entrava com pedido de transferência, renovação ou segunda via, fornecendo endereços falsos para o Detran expedir nova carteira. Quarenta carteiras foram feitas com inserção de prontuários falsos no sistema. Outras 10 carteiras foram expedidas a partir de habilitações canceladas no Detran, cujos nomes e dados foram alterados.

* Leia mais em reportagem de Vânia Moreira na Folha do Paraná/Folha de Londrina desta terça-feira

Continue lendo