O Grupo de Gestão Integrada (GGI), reunindo secretarias municipais e forças de segurança de Maringá realizou 34 vistorias e 28 orientações para empresários entre a última sexta-feira (19) e domingo (21). Além disso, quatro estabelecimentos e uma festa foram interditados, resultado de 187 denúncias da comunidade, por meio dos telefones 153 e 156.
Em nota, a Prefeitura de Maringá explica que as ações do GGI visam o cumprimento das medidas do decreto municipal em prevenção ao coronavírus: "Estamos fazendo um trabalho orientativo para conscientizar os empresários, prestadores de serviços e a população de que é preciso respeitar as ações preventivas ao coronavírus e evitar que Maringá tenha medidas mais rígidas. É uma situação delicada e muitas pessoas, principalmente jovens, parecem não entender a gravidade da situação”, comentou o secretário de Fazenda, Orlando Chiqueto.
Das 187 denúncias, 172 foram direcionadas à Guarda Municipal. Outras 13 denúncias ocorreram na Ouvidoria e duas na Secretaria de Meio Ambiente (Sema). A GM também registrou nas ruas oito autuações pelo toque de recolher e 16 pela falta do uso de máscara de proteção. As multas aos estabelecimentos variam entre R$ 200 e R$ 10 mil, dependendo da situação e local.
A PM e a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) realizaram blitze de trânsito no final de semana. Foram 62 autos de infração com duas motocicletas e um carro recolhidos. Foram abordados mais de 50 veículos durante as blitze.
DADOS
• 187 denúncias
• 34 vistorias
• 28 orientações
• 5 interdições