Paraná

FBI treina policiais civis de vários estados em Curitiba

27 nov 2007 às 09:44

Policiais civis do Paraná e de outros 21 Estados brasileiros serão treinados, a partir desta terça-feira, em técnicas de investigação para se traçar o perfil de criminosos em série.

O curso, intitulado ''Da cena do crime ao perfil do criminoso'', é promovido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) e será ministrado por especialistas do Federal Bureau of Investigation (FBI), Polícia Federal dos Estados Unidos. Esta é a primeira vez que a instituição norte-americana promove este tipo de treinamento fora de seu País.


O secretario estadual da Segurança, Luiz Fernando Delazari, explica que a idéia de aprofundar os conhecimentos da polícia paranaense no combate a criminosos em série surgiu há 2 anos, após a prisão de José Airton Pontes.


Conhecido como o ''maníaco de Marmeleiro'', cidade onde violentou e assassinou um garoto de 7 anos, Pontes confessou posteriormente que já havia abusado sexualmente de outras 28 crianças em dez Estados.


''Fizemos um estudo sobre a existência de criminosos em série no Paraná e detectamos a necessidade de realizar um trabalho para identificar esse tipo de criminoso'', diz o secretário. ''O criminoso em série tem várias características na prática do crime que são diferentes do criminoso usual. Queremos trabalhar com mais técnica e organização na investigação desses casos'', acrescenta.


A Sesp procurou então o FBI para que treinasse um grupo de policiais. ''O FBI provavelmente é a polícia mais aperfeiçoada para isso'', explica Delazari. ''A idéia do curso é transmitir a técnica utilizada nos EUA para os policiais brasileiros'', diz. No total, 44 policiais civis do Paraná, entre delegados e investigadores, participarão do curso, que vai até sexta-feira na sede da Escola Superior de Polícia Civil, em Curitiba. Além disso, representantes das polícia de 21 Estados e cinco policiais federais também serão treinados.

>> Leia reportagem completa na Folha de Londrina


Continue lendo