Prefeitos da região de Maringá não vão mais ceder ônibus da prefeitura para transportar os alunos que cursam faculdade em outras cidades. A suspensão da ajuda é em função da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que proíbe a utilização de veículos públicos para o transporte de pessoas com fins particulares.
Apesar da lei estar em vigor desde maio do ano passado, os prefeitos decidiram que vão suspender o transporte no fim deste semestre. Segundo o prefeito de Marialva, Humberto Amaro Feltrim (PPS), a maioria dos prefeitos da região está na mesma situação. "Decidimos parar com ajuda na última reunião dos prefeitos da região"", comentou. Atualmente, a Prefeitura de Marialva mantém cinco ônibus para levar estudantes a Maringá, Apucarana e Jandaia do Sul.
Já o prefeito de Floresta, José Roberto Ruiz (PPB), não pretende cumprir a legislação tão cedo. "Vou continuar descumprindo a lei porque nossos alunos são carentes e precisam da ajuda", justificou. A prefeitura empresta dois ônibus para estudantes que cursam faculdades em Maringá e em Jandaia do Sul. "Não entendo a viagem para escola como serviço particular", criticou. Segundo o prefeito, mais da metade dos cerca de 80 estudantes que utilizam o transporte da prefeitura são professores das redes municipal e estadual.
* Leia mais em reportagem de Lucinéia Parra na edição da Folha do Paraná/Folha de Londrina desta quinta-feira