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Realidade virtual

Estudante da UFPR cria jogo para ajudar pacientes no período pós-AVC

Reportagem Local
12 set 2024 às 09:15
- Divulgação
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Um trabalho de conclusão de curso em Ciências da Computação apresenta uma alternativa promissora para a reabilitação de pacientes que sofreram AVC (Acidente Vascular Cerebral) e enfrentam a perda parcial do campo visual, conhecida como hemianopsia. 


Gustavo Henrique da Silva Barbosa, aluno de graduação do Dinf (Departamento de informática) da UFPR (Universidade Federal do Paraná), criou o AeroVR, um jogo em realidade virtual projetado para auxiliar na compensação dessa perda visual de forma mais atrativa e envolvente para os pacientes.

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O trabalho é orientado pelo professor Eduardo Todt, pesquisador do Laboratório VRI (Visão Robótica e Imagem) e do Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL), e tem coorientação do professor Renato Nickel, do Departamento de Terapia Ocupacional da UFPR.

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O AVC é uma das principais causas de morte no Brasil. Segundo dados do portal de Transparência do Registro Civil, em 2023, mais de 110 mil pessoas morreram em decorrência de AVC. A média é de 306 casos por dia. Entre os sobreviventes, muitos enfrentam sequelas permanentes, como a hemianopsia. 

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Os métodos tradicionais de terapia, que geralmente envolvem exercícios repetitivos, tendem a ser pouco motivadores para os pacientes. Compreendendo essa dificuldade, o estudante de Ciência da Computação desenvolveu o AeroVR, integrando conceitos de realidade virtual e jogos sérios para promover maior engajamento durante o tratamento.


"A realidade virtual permite estimular uma ampla área do campo visual, enquanto os jogos sérios são projetados para incentivar o envolvimento do paciente no tratamento", explica o pesquisador.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


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Aluno da UFPR cria jogo para ajudar pacientes no Pós-AVC
AeroVR: jogo em realidade virtual desenvolvido para reabilitar pacientes com hemianopsia, melhorando a motivação e eficácia no tratamento pós-AVC.
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