O movimento em direção às praias do Paraná e de Santa Catarina segue intenso na tarde desta quinta-feira (26), mesmo depois do feriado de Natal. A previsão das concessionárias é que o fluxo de veículos aumente na sexta-feira (27).
Pela BR-277, em direção às praias do Paraná, por volta das 14h30 o movimento era de 1,4 mil carros por hora, número considerado quase três vezes maior do que o registrado em dias normais. Segundo a concessionária Ecovia, até o final do dia, 30 mil veículos devem passar em ambos os sentidos em direção às praias paranaenses. Desse total, 20 mil seguirão para as praias.
Na sexta-feira, segundo a Ecovia, o movimento deve ser ainda maior, com até 45 mil veículos em ambos os sentidos na BR-277. O tráfego deve ser o dobro do normal a partir das 8h e deve seguir alto até o fim da tarde. No início da noite, segundo a Ecovia, o fluxo pode chegar a 2,5 mil carros por hora (cinco vezes acima do normal), entre as 19h e 21h.
A BR-376, que liga a Região Metropolitana de Curitiba às praias de Santa Catarina, apresenta movimento intenso em direção ao estado vizinho na tarde desta quinta-feira, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Por volta das 14h30 era quase 2 mil veículos por hora na pista em direção à Joinville (SC).
Para o início do feriado prolongado de réveillon, a estrada deve ter fluxo 52% acima do normal na sexta-feira e no sábado (28). A concessionária Autopista Litoral Sul estima que o movimento seja alto a partir das 8h e siga dessa forma até as 24h.
Capital/Interior - o fluxo de veículos que sai do interior do estado em direção à Grande Curitiba também é intenso, segundo a concessionária CCR RodoNorte. Somente nesta quinta-feira 50 mil veículos devem passar pela região de São Luiz do Purunã, na confluência da BR-376 com a BR-277, nos dois sentidos.
Na sexta-feira, o dia deve ter o tráfego mais intenso do feriado de réveillon. São esperados quase 48 mil veículos, segundo a concessionária - aumento de 59% em relação aos dias normais. No sábado, o fluxo deve ter aumento de 75%, com até 44 mil carros nos dois sentidos do trecho de São Luiz do Purunã. Neste mesmo dia, na BR-376, entre Ponta Grossa e Apucarana o motorista pode enfrentar tráfego intenso, com aumento de 112% no fluxo de veículos.