A população qualificada para receber o Auxílio Maringá Emergencial já pode se cadastrar no site da Prefeitura. O apoio de R$ 600,00 é destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade durante a pandemia de Coronavírus e inscritas no Programa Bolsa Família e Cadastro Único - neste caso, com inscrição até 28 de fevereiro de 2021. A renda de cada membro familiar tem que ser de até R$178,00.
As inscrições serão feitas exclusivamente online até o dia 03 de maio. Segundo o Executivo, os Cras (Centros de Referência e Assistência Social) da Prefeitura não atenderão demandas do Auxílio Emergencial, pois as equipes estão empenhadas na distribuição de cestas básicas e cartões-alimentação. Em caso de dúvidas, a Secretaria de Assistência social atende pelo telefone (044) 3309-4737, e através do e-mail: beneficioemergencial@maringa.pr.gov.br.
A divulgação dos beneficiários aprovados será no dia 07 de maio. O benefício será pago em três parcelas mensais sucessivas de R$ 200. A primeira delas em 14 de maio. Nesta fase inicial, 9.287 famílias deverão ser contempladas.
O pagamento será realizado por transferência bancária. A maioria dos grupos, beneficiários do Bolsa Família e Cadastro Único, já tem conta na Caixa Econômica Federal e receberá por esse banco. Já os qualificados que não possuem a conta na CEF, deverão indicar conta de sua titularidade para que o pagamento seja efetuado.
Trabalhadores ambulantes
O cronograma da 2ª fase do Auxílio Maringá Emergencial, destinado a inscrição de famílias de trabalhadores ambulantes do comércio informal que possuam cadastro no sistema de apoio ao comércio ou prestação de serviços ambulantes, será divulgado após o pagamento da 1ª fase.