Paraná

Elevador de Furnas é fechado para reforma

30 jan 2001 às 13:23

Começaram ontem os trabalhos de reforma e manutenção do elevador da furna número um, que integra o complexo de Furnas, dentro do Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa. Até o dia 25 de março, os turistas não poderão utilizar o equipamento, que permite descer 50 metros até o nível da água.

O elevador receberá obras de pintura, troca de chapas que formam o fundo da máquina e da plataforma flutuante e modernização da parte elétrica. Também serão substituídos os alambrados de proteção do elevador e da plataforma e ainda será feita a manutenção dos cabos e do motor. A última revisão no elevador foi feita em 1998.


O eletricista Edson Edu começou a trabalhar ontem pela manhã. Ele calcula que o serviço da parte elétrica estará concluído em uma semana. O eletricista explica que o sistema usado no elevador é de 1980. Por ser antigo, está ficando difícil encontrar peças para reposição na máquina. Por isso, todo o sistema elétrico será modernizado, garantindo mais segurança ao visitante.


Segundo a chefe do departamento financeiro da Paraná Turismo, Rosa Maria Brunetti, o trabalho está orçado inicialmente em R$ 7,8 mil. Questionada sobre o motivo da reforma no elevador e consequente interdição de uma das principais atrações do parque justamente nos meses em que passa por lá o maior número de visitantes, Rosa explicou que o trabalho deveria ter sido feito em outubro. "Mas como não havia recursos, houve um atraso na execução, que só foi possível agora."


O elevador tem capacidade para 25 pessoas e a Paraná Turismo calcula que ele transporta dois mil turistas por mês. "Cerca de 40% dos visitantes do parque, fazem o passeio no teleférico", informa Rosa. Durante o trajeto de 50 metros, o visitante pode observar a formação rochosa e o vôo das andorinhas que fazem ninhos no interior da rocha.

A reforma do elevador faz parte do plano de manejo de Vila Velha, que prevê investimentos de R$ 712 mil.


Continue lendo