Paraná

Direitos Humanos discute chacina durante período militar no Paraná

19 mai 2014 às 15:59

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta quarta-feira (21) sobre a chacina ocorrida no Parque do Iguaçu durante a ditadura militar. "Em depoimento recente à Comissão Nacional da Verdade, o coronel reformado do Exército Brasileiro, Paulo Malhães, admitiu ter participado da chacina e afirmou que os corpos das vítimas foram enterrados no Parque do Iguaçu", afirma o deputado Assis do Couto (PT-PR), que propôs o debate.
Na chacina foram mortos os brasileiros Onofre Pinto, Daniel José de Carvalho, Joel José de Carvalho, José Lavecchia, Vitor Carlos Ramos, e o argentino Enrique Ernesto Ruggia.

O ato criminoso foi reconhecido pela Comissão Nacional da Verdade, e é objeto de estudo do livro Onde foi que vocês enterraram nossos mortos, do autor Aluízio Palmar. O autor é um dos convidados do debate.


"Pretende-se aprofundar os debates a respeito do tema com o objetivo de se obter uma forma de localizar os corpos das vítimas, bem como para possibilitar que uma parte da história brasileira seja totalmente desvendada", explica Assis do Couto.

A ministra de Direitos Humanos Ideli Salvatti também participa da audiência, marcada para as 14h.


Continue lendo