Paraná

Diminuem enchentes nas praias paranaenses

05 jan 2010 às 15:54

Enchentes e alagamentos não fazem mais parte da realidade do município de Matinhos, litoral paranaense. O Governo do Estado contratou 1100 horas/máquina para a limpeza e desobstrução de rios e canais extravasores da cidade. O investimento de R$ 144 mil mudou a vida de 35 mil habitantes que sofriam com enchentes e alagamentos.

O prefeito de Matinhos, Eduardo Dalmora, ressaltou que a ação resultou no aumento do número de turistas e na valorização de imóveis. "Tivemos um público de 850 mil pessoas entre o Natal e o Ano Novo. O turismo cresceu cerca de 35% em decorrência das obras e da estrutura oferecida no Litoral. Os comerciantes venderam muito, todos faturaram. As casas e apartamentos estão ocupados, 80% dos imóveis estão alugados. O turismo vai continuar em alta até o feriado do Carnaval", disse.


"Nossos moradores e veranistas não viram mais enchentes em nossa cidade. Todos os canais estão abertos, sem sujeira. O canal da Avenida Paraná, um dos maiores do município, está aberto. O nosso povo parou de perder seus pertences", afirmou Delmora.

A diretora de Meio Ambiente da Sanepar, Maria Arlete Rosa, explicou que a limpeza e desobstrução dos canais resultou na melhora de 70% da qualidade da água do litoral. "Estes resultados são consequência do trabalho de vistoria de ligações que o governo do Paraná vem realizando. Nós avançamos de forma importante. Outra parte importante desse trabalho é a dragagem, pois o material que era retirado voltava para o mesmo lugar com as chuvas ", afirmou.


Continue lendo