Os vereadores de Curitiba protocolaram, em um mês, 55 requerimentos à prefeitura para nova iluminação em 13 bairros. O serviço é necessário, segundo eles, para garantir a segurança tanto de moradores como de comerciantes. Os pedidos são para instalação de novos postes da iluminação pública e troca de lâmpadas queimadas ou daquelas que não se apagam durante o dia, gerando gasto desnecessário de energia elétrica.
Os pedidos foram apresentados na Câmara Municipal entre 20 de julho e 20 de agosto. No total, 18 bairros podem ser contemplados: Alto Boqueirão, Boa Vista, Boqueirão, Campo Comprido, Campo de Santana, Cidade Industrial de Curitiba, Fazendinha, Jardim das Américas, Novo Mundo, Sítio Cercado, Tatuquara, Umbará e Xaxim.
Geovane Fernandes (PTB) solicitou nova iluminação em diversas ruas do bairro Xaxim: Hipólito da Costa, Ribeirão do Pinhal, Teodomiro Furtado, Tenente Coronel Villagrand Cabrita, Vereador Oswaldo Nascimento Bittencourt e em dois pontos da Dante Honório. Ele também fez requerimentos para nova iluminação nas ruas Max Schubert, no Alto Boqueirão; e na Hipólito da Costa, na esquina com a Rua Raggi Izar, no Boqueirão.
Já Cacá Pereira (PSDC) pediu: a troca das lâmpadas de um poste na BR-277, no Jardim das Américas, e na Praça dos Peladeiros no Fazendinha; a manutenção nas luminárias do jardinete Professor Adelino Fressato, no Campo Comprido; o reforço da iluminação no parquinho ao lado do Projeto Piá na rua Waldemar Cavanha, também no Campo Comprido; e a implantação de postes de iluminação pública no parquinho das Moradias do Ribeirão, na CIC.
Dos nove requerimentos protocolados pelo vereador Tico Kuzma (PROS), referentes à iluminação pública, cinco pedem manutenções em postes localizados no bairro Novo Mundo – como a troca de lâmpadas na rua Antônio Gasparin. Rogério Campos (PSC) formulou sete requerimentos solicitando melhorias na iluminação dos bairros Tatuquara, Umbará, Campo de Santana, CIC e Sítio Cercado. Colpani (PSB) sugere um poste do bosque Dr. Martim Lutero, no Boa Vista. Segundo ele, "a falta de iluminação tem transformado o bosque em um refúgio de vândalos e usuários de drogas, que muitas vezes depredam as referidas escolas".
Outros parlamentares também fizeram pedidos de iluminação nesse mesmo período, para outras regiões da cidade: Aladim Luciano (PV), Aldemir Manfron (PP), Beto Moraes (PSDB), Bruno Pessuti (PSC), Carla Pimentel (PSC), Chico do Uberaba (PMN), Dirceu Moreira (PSL), Felipe Braga Côrtes (PSDB), Mestre Pop (PSC) e Toninho da Farmácia (PP).