O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) prorrogou o prazo para até 30 de dezembro para que os 15 mil paranaenses que estão com o processo para tirar a primeira habilitação pendente há mais de um ano possam fazer somente os exames que faltam.
A resolução 168 e 169 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina que todas as pessoas que estão com o processo para tirar a primeira habiltação parado há mais de ano têm que recomeçar do zero. Isto é, os exames já feitos perdem a validade e com isso é preciso pagar todas as taxas novamente para refazê-los.
Esta é a segunda vez este ano que o Detran-PR prorroga o prazo. O motivo da prolongamento é que devido à procura para os exames não foi possível agendar todos interessados. A maioria ainda não fez o exame de legislação e o prático. Como para os exames de saúde não é preciso ter feito aulas em auto-escola, muitos prorrogam esta segunda etapa.
O diretor geral alertou que não deve haver outra prorrogação. Dados do Detran-PR mostram, que de janeiro a junho deste ano, de cada 100 paranaenses que fizeram o exame prático 38 reprovaram. Em 2005 a média de reprovação no Paraná foi de R$ 37,95%.
Confira a metéria completa na Folha de Londrina deste sábado, em Geral