Paraná

Curitiba é escolhida para o Plano Nacional de Segurança

21 out 2002 às 15:22

Curitiba foi uma das 10 capitais brasileiras escolhidas para receber recursos do Plano Nacional de Segurança Pública, um projeto do Ministério da Previdência e Assistência Social. A Prefeitura de Curitiba, o Governo do Estado e o Instituto Brasileiro de Integração e Desenvolvimento (Ibid) assinaram, na semana passada, um termo de cooperação para a implantação do projeto.

O objetivo é oferecer atividades sócio-educativas para as comunidades, para reduzir os índices de violência. Desde setembro, 150 representantes de cinco regionais (Matriz, Cajuru, Bairro Novo, Portão e Pinheirinho) participam de um curso de empreendedorismo social.


O curso tem objetivo de capacitar lideranças comunitárias para trabalharem como agentes multiplicadores nas regionais. As turmas são formadas por lideranças de vários segmentos: grupo de jovens, grupo de convivência de idosos, associações esportivas, associações de moradores, lideranças religiosas, entre outros.

As lideranças participarão de cinco módulos: Empreendedores Sociais, Gestão Social, Meio Ambiente, Voluntariado e Violência e Diversidade. Cada participante recebe uma bolsa auxílio de R$ 90. Durante o curso, os participantes deverão elaborar um projeto social quer será implantado em uma comunidade. Para isso, o grupo receberá um recurso de R$ 8.000,00. O dinheiro é administrado pelo Ibidi, através do Plano Nacional de Segurança Pública.


Continue lendo