O governo do Paraná consolidou nesta terça-feira (25) acordo para sediar uma das maiores conferencias de meio ambiente do planeta, A 8ª Reunião da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP8) e 3ª Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena (MOP3) serão realizadas em março de 2006.
Um momento histórico para o Estado e para o Brasil. A Convenção Sobre Diversidade Biológica (CDB) é resultado da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada em 1992. A Convenção é o principal fórum mundial na definição do marco legal e político para temas e questões relacionadas a biodiversidade.
O documento foi assinado durante a Escola de Governo e determina o plano de trabalho e as atividades que serão executadas pelos governos municipal, estadual e federal. Entre as responsabilidades do governo do estado está a organização de visitas técnicas e turísticas de interesse dos delegados de cada evento e a capacitação dos profissionais envolvidos. A segurança da convenção também fica a cargo do Estado. O Ministério do Meio Ambiente deverá investir cerca de R$5,5 milhões na Conferência, além da contrapartida do estado e município.
A COP8 será realizada entre os dias 20 a 31 de março e a MOP3 será realizada entre os dias 13 a 17 de março, outros 40 eventos paralelos estão sendo montados e incluem visitas a Unidades de Conservação e apresentações. A expectativa é que estejam presentes 45 ministros de meio ambiente e público de 12 mil a 15 mil pessoas durante o mês.