Para se refrescarem na tarde quente desta sexta-feira (24), macacos que vivem no Zoológico de Curitiba ganharam sorvete. O urso se deliciou com frutas supergeladas. Outro mimo foi concedido às aves e aos pequenos primatas, que tiveram a água dos chuveiros instalados em seus recintos para ajudar a enfrentar o calor.
A dieta de verão, servida com frequência quando a temperatura se aproxima dos 30 graus, serve não apenas para refrescar, mas também como terapia. "São pequenos truques para tirá-los da rotina e promover um enriquecimento ambiental aos animais", diz o diretor do departamento de Pesquisa e Conservação de Fauna, Alexander Biondo.
Como normalmente os animais comem uma quantidade menor quando está muito calor, por terem menos fome, os sorvetes de frutas também funcionam como um reforço na dieta. "Eles possuem nutrientes e vitaminas, então fazem muito bem aos animais", explica Biondo.
Com mais de 1,8 mil animais de 130 espécies - entre aves, peixes, mamíferos exóticos e nativos, primatas e répteis – o Zoológico de Curitiba conta com 589 mil m2 e completará 32 anos de existência no mês de março.
Um dos maiores zoológicos do Brasil, o local recebe um público anual aproximado de 600 mil pessoas. Para garantir a saúde e o bem estar dos animais, o zoo de Curitiba conta com uma equipe técnica formada por 11 profissionais (médicos veterinários, biólogos e zootecnistas), dez tratadores e cinco encarregados da cozinha.