Paraná

Cine-teatros do PR recebem equipamentos de projeção

20 jul 2006 às 18:21

A Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedu) e o Paranacidade começaram a instalar equipamentos de projeção (projetores digitais, interfaces e lentes) em 14 cine-teatros que integram o Circuito Cultural do Paraná, e um no Museu Oscar Niemeyer (MON), de Curitiba.

Com os projetores digitais multimída, os cine-teatros poderão, simultaneamente e em rede, exibir filmes e realizar uma série de apresentações culturais, como conferências, palestras, shows musicais e outros espetáculos, a partir de uma programação elaborada pelo Núcleo de Gestão do Circuito Cultural do Paraná, da Secretaria de Estado da Cultura.


Os equipamentos estão sendo instalados no Cine-Teatro São Carlos, de Andirá; no Cine-Teatro Fênix, de Apucarana; no Cine-Teatro Mauá, de Arapongas; no Cine-Teatro Bento Mossurunga, de Castro; no Cine-Teatro Sete Quedes, de Guairá; no Cine-Teatro Iguaçu, de Jacarezinho; no Cine-Teatro Imperial, da Lapa; no Cine-Teatro Guanabara, de Loanda; no Cine-Teatro Universitário Ouro Verde, de Londrina; no Cine-Teatro de Morretes; no Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa, de Paranavaí; no Cine-Teatro Ópera, de Ponta Grossa; no Cine-Teatro Antônio Cândido do Amaral, de Rio Negro; e no Cine-Teatro Luz, de União da Vitória.

A Secretaria também está estimulando as prefeituras a buscarem a sustentabilidade financeira de cada cine-teatro, não só para a garantia do pleno funcionamento, mas também para a manutenção das estruturas físicas das edificações. Segundo técnicos da Sedu/Paranacidade e da Secretaria da Cultura, os cine-teatros devem gerar receitas por meio da exploração comercial de suas salas e espaços, como venda de ingressos, aluguel de auditório para uma série de eventos, do foyer e de locais para instalação de pequenas lojas e cafés, e de busca de patrocínios.


Continue lendo