Paraná

Cidades começam a testar kits para exame de dengue

04 fev 2003 às 19:25

A partir de segunda-feira, o Hospital Universitário (HU) de Londrina começará a fazer os exames de sorologia da dengue. Até agora, os exames são encaminhados ao Laboratório Central do Estado (Lacen), em Curitiba, e os resultados demoram cerca de 10 dias para retornar à cidade. A biomédica do HU Helena Kaminami Morimoto destacou que no hospital cada resultado deve demorar entre um e três dias para ficar pronto, trazendo mais agilidade. Ela informou, ainda, que hoje devem chegar do Lacen os kits com material para os testes.

Para tentar controlar a epidemia de dengue na zona leste da cidade, que apresentava 92 dos 96 casos da doença registrados neste ano até o dia 3 de fevereiro, uma equipe da Secretaria de Saúde começou nesta terça-feira um trabalho no jardim Monte Cristo, um dos bairros mais afetados pela doença. As 487 famílias do jardim estão recebendo a visita de agentes do controle da dengue. Eles aconselham a população a limpar os quintais, eliminado os focos de reprodução do mosquito transmissor da doença. Os moradores recebem também sacos de lixo para recolher o material e são orientados a colocá-los do lado de fora da casa. Amanhã e na sexta-feira, três caminhões da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) passarão recolhendo o lixo no local.


Em Maringá, a Secretaria de Saúde está testando a eficácia do kit laboratorial para também encaminhar o mínimo possível de material ao Laboratório Central do Estado (Lacen) e reduzir o tempo de espera do resultado que atualmente é de mais de dois meses. A secretaria está comparando os resultados dos exames feitos com os kits e os realizados pelo Lacen. A expectativa é que os testes prossigam até a próxima semana. Caso seja comprovada a eficácia do kit, a realização dos exames em Maringá deverá ser iniciada ainda no primeiro semestre.

*Leia mais na edição desta quarta-feira da Folha de Londrina


Continue lendo