Paraná

Cidade faz festa para santa das causas impossíveis

21 mai 2010 às 11:09

Mais de 50 mil pessoas são esperadas neste final de semana no Santuário de Santa Rita de Cássia, em Lunardelli (Norte). As celebrações marcam os 463 anos da morte da santa italiana. Várias romarias já confirmaram presença, vindas das cidades de várias regiões do Estado e também de outros estados, como São Paulo e Santa Catarina.

A grande motivação, segundo o reitor do santuário, padre Hilário Vanjura, é a fé das pessoas na intercessão da santa conhecida por atender pedidos impossíveis. ''São diversos relatos de curas e graças alcançadas. Quanto mais as pessoas sentem-se em dificuldades, mais procuram a graça de Deus. Em tempos de violência, crises financeiras e na família, as pessoas se lançam à procura de apoio naquilo que trancede.''


Quem chega ao Santuário de Santa Rita vai encontrar uma igreja pequena, com vitrais que narram os fatos mais extraordinários da vida da religiosa. Os visitantes podem participar das missas celebradas de hora em hora, oferecer rosas na gruta ou acender velas diante da imagem de mais de três metros.


Em frente ao santuário há o Momumento a Santa Rita, que lembra o momento de sua morte. Cada uma dessas atrações, somadas ao atendimento dos padres, a feira dos artesãos e aos vários restaurantes e quiosques, constituem um cenário vivo, de fé, turismo e encontro de famílias.


Entre os devotos muitos são os que levam agradecimentos e pedidos. Padre Vanjura procura atender a todos que o procuram. ''São pessoas que experimentam o sofrimento, se identificam com a história de Santa Rita e acreditam que ela pode lhes fazer o favor de apresentar seus pedidos a Deus.''


Para ele, a carência atual de modelos e mestres no mundo é o motivo de uma pessoa que viveu há quase 500 anos continuar conquistando seguidores. ''Os líderes religiosos são humanos. São falíveis. Os fiéis têm amadurecido para isso. E, na busca do encontro com Deus, os santos se tornam opção que não oferece risco de frustração, uma vez que eles provaram em vida suas virtudes'', afirma.


Rosas


''Os primeiros moradores já eram devotos antes de se instalarem e a estima por ela cresceu ainda mais quando perceberam que era comum entre eles. Foi Santa Rita quem escolheu essa cidade para estabelecer aqui o seu culto'', acredita irmã Petrolina Batisti, coordenadora de apoio aos romeiros.


No ano de 1963, Maria Pinto Momente doou uma imagem da santa para a capela da pequena cidade que nascia. Em 1995 foi construída a gruta de Santa Rita. No interior há uma imagem de um metro da santa. As pessoas formam grandes filas para entrar e fazer suas orações e oferecer rosas. O volume é tão grande que de hora em hora a equipe de apoio do santuário recolhe cestos lotados de flores, que são levados para a igreja.

Serviço
Festa de Santa Rita de Cássia, dias 22 e 23 deste mês. Celebrações de hora em hora, a partir das 7h30. (43) 3478-1172 ou www.santaritalunardelli.com.br


Continue lendo