Paraná

Chuva obriga 200 pessoas a deixarem casas no Paraná

07 jan 2010 às 12:01

A frente fria que chegou ao Paraná provoca chuvas em todo o estado nesta quinta -feira (7). O município de Querência do Norte, no noroeste, é um dos mais atingidos pelas cheias do Rio Paraná, causadas pelas fortes chuvas dos últimos dias e pela abertura de comporta das represas localizadas em São Paulo.

Desde o último dia 31 de dezembro, a Companhia Energética de São Paulo (Cesp) informava que haveria aumento de vazão nas usinas hidrelétricas Ilha Solteira, Jupiá e Engenheiro Sergio Motta (Porto Primavera), todas localizadas na bacia do Rio Paraná.


Segundo o secretário de Obras, Viação e Serviços Urbanos, Valcir Antônio Voss, cerca de 200 pessoas, a maioria pescadores, tiveram de deixar suas casas devido às chuvas. "Os ribeirinhos já estão acostumados a ir para abrigos da prefeitura ou casas de parentes quando o nível de água do rio sobe, mas desta vez a situação é mais crítica. Há dias, o nível tem se mantido entre três e quatro metros acima do normal".


De acordo com Voss, algumas casas de pescadores estão embaixo da água e as estradas estão intransitáveis. Ele disse que Querência do Norte é o município mais atingido porque é o que tem mais extensão à margem do Rio Paraná, num total aproximado de 100 quilômetros.


Valcir Voss informou ainda que a Secretaria Municipal de Saúde está realizando um trabalho intensivo no município, de prevenção à dengue e outras doenças que podem ocorrer em conseqüência de águas paradas.


Previsão

De acordo com a meteorologista Sheila Paz, do Instituto Tecnológico Simepar, a previsão é de ocorrência pontuais de tempestades na maioria das regiões. A nebulosidade predomina ao longo do dia, o tempo fica abafado, a temperatura chega a 34 graus nas regiões oeste e noroeste.


Continue lendo