Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Recordes de empregabilidade

Paraná tem menor índice de desemprego em dez anos, aponta pesquisa da PNAD

Redação Bonde com AEN-PR
15 ago 2024 às 17:13

Compartilhar notícia

- Geraldo Bubniak/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Paraná alcançou no segundo trimestre de 2024 a menor taxa de desemprego em uma década, na comparação com o mesmo período dos anos anteriores. O índice ficou em 4,4%, o menor desde o segundo trimestre de 2014, quando a taxa de desocupação foi de 4,3%. No período, o Estado também atingiu os maiores números absolutos de pessoas ocupadas e de trabalhadores com carteira assinada no setor privado.


A pesquisa foi divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (15), e os dados são da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O índice de desocupação paranaense de 4,4% entre abril e junho de 2024 também ficou abaixo da média nacional, além de ser a menor taxa em 10 anos para o período. De acordo com a pesquisa, o Brasil registrou 6,9% de trabalhadores desocupados nos mesmos meses.

Leia mais:

Imagem de destaque
406 pessoas usaram o programa

Praia Acessível garante banho de mar de aniversário a criança com paralisia cerebral

Imagem de destaque
Praia de Caiobá

Verão Maior Paraná: aulas de trapézio fazem sucesso entre os veranistas

Imagem de destaque
Após denúncia anônima

IAT resgata 33 aves silvestres em cativeiro irregular em Paranavaí

Imagem de destaque
Crescimento de feminicídios

Paraná consolida luta no enfrentamento às violências contra mulheres


“Gerar empregos é a melhor forma de garantir desenvolvimento. Por isso temos trabalhado para criar um bom ambiente de negócios no Estado e atrair investimentos. Isso se reflete nos índices de contratação e de aumento da renda que temos registrado no Paraná”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Publicidade


O índice paranaense também é o sexto mais baixo do Brasil, atrás de Santa Catarina (3,2%), Rondônia (3,3%), Mato Grosso (3,3%), Mato Grosso do Sul (3,8%) e Tocantins (4,3%). Com taxas maiores de desempregados estão, por exemplo, Espírito Santo (4,5%), Goiás (5,2%), Minas Gerais (5,3%), São Paulo (6,4%), Rio de Janeiro (9,6%) e Bahia (11,1%).


“A taxa de desemprego do Paraná permanece como uma das menores do país. Isso reflete o impacto positivo das ações adotadas pelo Governo do Estado para alavancar a empregabilidade, colocando o Estado em destaque nacional no ranking de saldo de novos empregos e mantendo sempre as primeiras posições”, afirmou o secretário de Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes.

Publicidade


POPULAÇÃO OCUPADA


 A pesquisa também aponta que o Paraná atingiu o maior número de trabalhadores ocupados na história. Das 6,28 milhões pessoas que compõe a força de trabalho, ou seja, que estão empregadas ou buscando emprego, 6 milhões estavam ocupadas no segundo trimestre de 2024. Segundo a amostra do IBGE, são cerca de 5 mil trabalhadores ocupados a mais do que havia sido registrado no primeiro trimestre do ano.

Publicidade


Considerando apenas os empregados no setor privado, os dados mostram ainda que o Paraná chegou ao maior número de trabalhadores contratados por empresas e também a maior marca de empregados com carteira assinada pelo setor. De acordo com a PNAD, são 3,36 milhões de pessoas contratadas por empresas privadas, sendo 2,74 milhões delas registradas com carteira assinada.


Com isso, o Estado tem a segunda maior proporção de empregados do setor privado registrados, com 81,6%. Em comparação com os outros estados, o Paraná tem o segundo maior percentual, atrás apenas de Santa Catarina (87%). Na sequência, com uma proporção menor do que o Paraná, estão São Paulo (80,5%), Rio Grande do Sul (80,3%) e Mato Grosso do Sul (80,3%). No Brasil todo, a média é de 73,6% de trabalhadores do setor privado registrados.


LEIA TAMBÉM:


Imagem
Hospital Evangélico e Prefeitura de Londrina inauguram mais 40 novos leitos SUS
O Hospital Evangélico de Londrina, em parceria com a Prefeitura de Londrina, inaugurou no dia 2 de agosto, os 40 novos leitos SUS (Sistema Único de Saúde) no sétimo andar da instituição.
Imagem
PIS/Pasep começa a ser pago nesta quinta-feira (15); veja calendário e quem recebe
Os beneficiários do PIS/Pasep nascidos em novembro e dezembro podem sacar os valores a partir desta quinta-feira (15).
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo