Paraná

Programa Praia Acessível registra 100 atendimentos em uma semana

05 jan 2024 às 15:10

O programa Praia Acessível já registou 100 atendimentos no Litoral do estado, inclusive para centenários, com uma semana de atividade.  


Ele disponibiliza cadeiras anfíbias, que são adaptadas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, garantindo que possam tomar um bom banho de mar e vivenciar momentos de lazer e inclusão. Os equipamentos também podem ser conduzidos na areia da praia.  


Os profissionais que levam as pessoas com deficiência e os acompanham no mar são formados ou estudantes de fisioterapia e de educação física. Em cada posto de atendimento, é possível encontrar de dois a três profissionais que ficam à disposição das 09h às 19h. Para utilizar a cadeira, não é necessário agendamento prévio.


Mario Wilson de Mira é frequentador do Litoral desde 1980. Há dois anos ficou paraplégico e, desde então, não entrava no mar. Para ele, a sensação de voltar a aproveitar o lazer em sua totalidade é motivo de muita alegria. “Estou muito feliz. Pude sentir novamente a natureza, a sensação da água batendo no meu corpo graças a essa equipe, esse projeto fantástico. Eu agradeço muito o Governo do Paraná por essa iniciativa”, comemorou.


Além de oportunizar lazer para a pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida, o objetivo é também fortalecer os vínculos, já que os familiares acompanham o banho de mar.


Mara Loretti Piazeto é cuidadora da prima, que sofre com epilepsia e o calor a deixa com as pernas dormentes. “Por isso o banho de mar é fundamental. É a realização de um sonho, ver a carinha dela feliz não tem preço”, afirmou. “Não fosse isso, ela não conseguiria ter essa oportunidade”.


Luzia Moreira tem 101 anos e nesta semana entrou no mar e aproveitou o momento com a família. Segundo a filha, Neuzira Moreira, o programa é uma excelente oportunidade de inclusão. “Achei muito bom, um projeto maravilhoso que torna acessível a praia para todos, inclusive para deficientes físicos e idosas como é o caso da minha mãe. Ela gostou muito”, disse.


O equipamento tem rodas especiais que permitem o deslocamento na areia e no mar. As cadeiras possuem cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés em tecido emborrachado, removível e lavável. São flutuantes e confeccionadas em material leve, resistente e inoxidável.


Por serem mais altas, elas permitem que o usuário entre no mar ou em rios em uma profundidade segura. O uso é orientado por profissionais qualificados, que explicam a forma correta para condução das pessoas com deficiência até a cadeira e auxiliam em seu uso.


O Praia Acessível é desenvolvido por meio de parceria entre a Sanepar e Secretaria do Desenvolvimento Social e Família. "Espalhadas em seis pontos do Litoral, as cadeiras anfíbias proporcionam interação familiar, o cuidado e o pertencimento”, afirmou a secretária do Desenvolvimento Social e Família em exercício, Luiza Simonelli.


Confira os pontos onde ficam os equipamentos:

Os equipamentos são disponibilizados de terça-feira a domingo, das 9h às 12 e das 15 às 19h nas praias:


- Guaratuba

- Praia do Cristo – Final da Avenida Atlântica s/n

- Matinhos

- Balneário Caiobá – Av. Atlântica, entre as ruas Londrina, Apucarana e Ponta Grossa

- Final da Travessa Morena e início da Rua das Sereia

- Pontal do Paraná

- Ipanema – Av. Dep Anibal Khury, no final da Av. São Luís

- Shangrilá – Av. Dep. Anibal Khury, no final da Av. Edo Puhl

- Praia de Leste – Avenida Dep. Anibal Khury, no final da Rua Rio Grande do Norte


Nestas praias os equipamentos estão disponíveis desde 22 de dezembro de 2023 até 13 de fevereiro de 2024 - de sexta a domingo das 9h às 12h e das 15h às 19h: 


- Ilha do Mel

- Praia Nova Brasília

- Praia Encantadas


Continue lendo