Paraná

Ceasa de Curitiba é o primeiro a certificar vegetais

12 jul 2006 às 18:53

Foi inaugurado nesta quarta-feira (12) na Ceasa de Curitiba o primeiro laboratório de análise e classificação vegetal de hortifrutigranjeiros em Centrais de Abastecimento no País - o GenesLab. A instalação do laboratório, no Pavilhão F, é pioneira e será extendida gradativamente para as outras quatro Ceasas do Estado – Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu e Cascavel. O GenesLab é uma iniciativa privada, ligado ao Instituto Gênesis de Londrina, e está credenciando pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).

"Este é um mais um importante trabalho da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento, que busca valorizar ainda mais a produção de hortigranjeiros e auxiliar na segurança alimentar do consumidor. Além disso garante-se um produto de melhor qualidade ao comerciante, ajudando também a diminuir as perdas no setor. Estamos ajudando a Ceasa Paraná a se transformar em referência nacional neste setor", disse Newton Pohl Ribas, secretário de Agricultura e do Abastecimento e que participou da inauguração do laboratório GenesLab.

Segundo a engenheira agrônoma Márcia Koroll, responsável pelo setor de classificação do GenesLab, inicialmente serão expedidos certificados para oito tipo de produtos – batata, cebola, tomate, alho, abacaxi, uvas rústica e fina e kiwi. "As qualidades dos produtos são determinadas seguindo um padrão oficial estabelecido pela Ministério. Com esse certificado aumenta-se a credibilidade e a qualidade da oferta do produto possibilitando a comercilização sem a sua presença física", afirma.


Continue lendo