A Campanha de Cirurgia de Catarata pretende dobrar o número de cirurgias de catarata pelo SUS no Paraná. No ano passado foram realizados uma média de 1.066 cirurgias por mês para corrigir o problema ocular. Com a campanha, espera-se que sejam realizadas 2.075 cirurgias por mês. Para selecionar os pacientes que se submeterão à cirurgia, os municípios realizam triagens periódicas com a população local.
A catarata é uma doença comum em mais de 50% das pessoas acima de 60 anos, e também pode atingir pessoas mais jovens. Para Hamilton Moreira, presidente da Associação Paranaense de Oftalmologia, a grande novidade desta campanha é a realização das cirurgias através de uma técnica de última geração, que proporciona uma recuperação visual é muito mais rápida, com menos traumas e reações inflamatórias.
Além da campanha de Cirurgia de Catarata também está em andamento a campanha de Redução da Cegueira decorrente da Retinopatia Diabética, que oferecerá o diagnóstico e o tratamento da doença que, quando não tratada, pode levar à cegueira irreversível.