Na próxima segunda-feira, 25, a partir das 19h30, será realizado o lançamento da Campanha Nacional pelo Direito Autoral. O evento acontecerá na Sala Cecília Meireles com show do Quinteto Villa-Lobos, seguido de coquetel e contará com a participação de músicos, compositores, produtores de discos, do secretário de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Tito Ryff; do superintendente da Economia da Cultura do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Carlos Prestes Filho; e da diretoria do ECAD, da Rede Globo e da ABPD.
A Campanha Nacional pelo Direito Autoral, nos meses de março e abril, está sendo realizada pela Superintendência da Economia da Cultura do Estado do Rio de Janeiro, pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD), Rede Globo de Televisão e pela Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD), que se uniram com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância de respeitar o direito autoral, buscando transmitir a idéia que uma sociedade que não prestigia os direitos de seus criadores está matando a si própria.
A finalidade do direito autoral é a proteção do criador e da sua criação. Nesse universo, estão incluídos milhares de escritores, compositores, pintores, escultores, fotógrafos e, conseqüentemente, o reconhecimento da integridade de suas obras.