Equipes da prefeitura de Curitiba retiraram de um canil irregular que funcionava no bairro Boa Vista, na manhã desta sexta-feira (1), 29 cães das raças rotweiller, boxer e pitbull. A ação foi realizada pela Rede de Proteção Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
No canil irregular, as equipes da prefeitura constataram ainda maus tratos aos animais. Retirados do local, os cães foram microchipados e encaminhados para adoção, segundo o diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna, da Secretaria de Meio Ambiente, Alexander Biondo.
A ação teve a participação da Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (Spac). "Essa união de forças certamente traz melhores resultados para o nosso trabalho", disse a presidente e voluntária da entidade, Soraya Simon. Ela informa que a Spac tem mais de 900 animais domésticos disponíveis para adoção.
Os cães foram retirados após uma fiscalização realizada em 23 de setembro, quando agentes flagraram 119 cães, de 11 raças, em condições precárias de alojamento e sem acompanhamento de um responsável técnico, num local que funcionava com alvará de pet shop, segundo a prefeitura.
O proprietário do estabelecimento foi levado para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, onde foi lavrado termo circunstanciado por prática de abuso e maus tratos aos animais. O homem ainda terá que pagar duas multas, no valor de R$ 100 mil cada, valor estipulado pela Rede de Proteção Animal, em virtude dos maus tratos e comércio ilegal de cães.