Paraná

Avaliação reúne 420 mil alunos da rede pública

05 nov 2002 às 15:14

Cerca de 420 mil alunos da rede pública de educação básica do Paraná participam, nesta quarta-feira, da sexta edição da Avaliação do Rendimento Escolar (AVA), levantamento bianual que mede o desempenho de alunos de 4ª e 8ª série do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio. Ao todo, 3218 escolas municipais e estaduais, dos 399 municípios paranaenses, farão a prova. A adesão da rede municipal ao sistema é voluntária, mas a escola precisa ter pelo menos 50 alunos matriculados em cada série avaliada.

Os conhecimentos medidos são na área de Língua Portuguesa (com produção de texto), Matemática e Ciências (que no ensino médio abrange Química, Física e Biologia). "A avaliação permite obter dados sobre as escolas, os alunos, os professores e os gestores escolares. Os desempenhos alcançados pelos alunos e subsidiam a Secretaria da Educação e órgãos municipais na tomada de decisões quanto à política educacional a ser seguida", explica Maria Luiza Marques Dias, coordenadora de Informações Educacionais da Secretaria Estadual da Educação.


Este ano, a principal novidade é a inclusão de alunos da 3ª série do ensino médio, que não eram avaliados até então. Outra mudança é que a aplicação das provas voltará a ser feita por professores da própria escola, mas de séries e disciplinas diferentes daquela que está sendo avaliada. Um coordenador externo supervisionará os trabalhos.

De acordo com a Agência Estadual de Notícias, os resultados são avaliados pela escola (professores e diretores), em conjunto com os pais dos alunos, a fim de compreender os pontos fracos e buscar alternativas para reforçar o aprendizado.


Continue lendo