Uma missa celebrou a despedida do arcebispo de Cascavel, dom Mauro Aparecido dos Santos, na manhã desta sexta-feira (12), na Catedral de Cascavel (Oeste). O religioso faleceu no início da noite de quinta-feira (11), de complicações decorrentes da Covid-19. Ele tinha 66 anos de idade e era arcebispo da arquidiocese desde 2007.
Dom Mauro teve diagnóstico positivo para a Covid-19 no dia 16 de fevereiro e foi internado em um hospital particular da cidade. Três dias depois, foi transferido para um leito de terapia intensiva, mas não resistiu às complicações da doença.
Na missa de despedida, o celebrante, o arcebispo metropolitano de Londrina, dom Geremias Steinmetz, lembrou da trajetória de dom Mauro na vida religiosa. Os dois atuaram juntos no comando da Regional Sul 2 da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil), onde dom Mauro exerceu o cargo de presidente, entre 2014 e 2021.
"Seu pensamento foi expresso sempre com simplicidade e clareza. Penso que essas foram características de seu trabalho como arcebispo aqui e em toda a sua vida como padre, cristão, bispo”, disse dom Geremias, ressaltando a influência "altamente positiva” que dom Mauro teve na vida de centenas de padres e bispos que ajudou a orientar. "Ele era um homem totalmente de igreja na sua vida, na sua existência, no seu trabalho, no seu pensamento. Era alguém que amava profundamente.”
LEIA MAIS: Catedral celebra missas a cada duas horas em memória a dom Mauro