Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Benefício negado

Aposentadoria especial é vedada a professor que atua fora da escola

Redação Bonde com assessoria de imprensa
21 nov 2016 às 15:07

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Não é possível conceder benefícios de aposentadoria especial a professor ocupante de cargo efetivo que exerce atividades de assessoramento pedagógico fora da unidade escolar. A orientação é do Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), em resposta a consulta formulada pela presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Guarapuava, Elizângela Mara da Silva Bilek.

A consulta questionou se seria possível a concessão de benefícios de assessoria especial a professores efetivos que exercem assessoramento junto ao Departamento Pedagógico, em prédio fora da unidade escolar. A Diretoria de Jurisprudência e Biblioteca (DJB) enumerou os precedentes do Tribunal. A Coordenadoria de Fiscalização de Atos de Pessoal (Cofap) afirmou que a Súmula nº 13 do TCE-PR trata do regime especial de aposentadoria na carreira de magistério. Essa súmula está em conformidade com o artigo 67 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que prevê os estabelecimentos nos quais os professores que exercem assessoramento pedagógico têm direito à aposentadoria especial.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


A unidade lembra que as funções de direção, coordenação e assessoramento pedagógico integram a carreira do magistério e, portanto, quem as exerce tem direito à aposentadoria especial prevista nos artigos 40 e 201 da Constituição Federal. No entanto, só têm direito aos benefícios os professores que exercem essas funções em estabelecimentos de ensino básico. O Ministério Público de Contas (MPC) concordou com a unidade técnica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Projeto ainda está no papel

Ibiporã continua à espera de ambulatório veterinário

Imagem de destaque
Região

Homem é preso com peixes e patas de capivara em Operação Piracema em Jaboti

Imagem de destaque
Norte Pioneiro

Veículo de Londrina se envolve em colisão com morte em Ibaiti

Imagem de destaque
Sessenta formandos

Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras

O relator do processo, conselheiro Fabio Camargo, votou pela resposta do Tribunal de acordo com o posicionamento da Cofap e do MPC. Ele lembrou que apenas os professores que exercem suas atividades nos estabelecimentos previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional têm direito à aposentadoria especial.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo