ALERTA À POPULAÇÃO
A raiva é transmitida pela saliva de animais infectados, seja por mordidas, arranhões ou contato com mucosas e feridas abertas. No caso de sofrer qualquer tipo de agressão por animais mamíferos, a orientação é lavar o ferimento imediatamente com água corrente e sabão, procurar rapidamente uma unidade de saúde, fazer o tratamento quando for indicado sem faltar às vacinações.
Leia mais:
Butantan solicita registro de vacina de dose única contra dengue para Anvisa
Saúde no verão: entidade reforça cuidados com as pessoas idosas
Mais Médicos cresce 173% no Paraná entre o fim de 2022 e novembro de 2024
Veja como evitar exageros nas festas de fim de ano
Evite tocar em qualquer morcego, vivo ou morto. Quando encontrados caídos, andando ou voando durante o dia podem estar doentes com o vírus da raiva.
O contato direto com morcegos por toque, arranhões ou mordidas é grave. Caso isso aconteça, procure a unidade de saúde mais próxima. Se encontrar um morcego com hábitos incomuns ou mortos em casa a indicação é isolar o local onde o animal foi encontrado ou prendê-lo com um balde, e depois disso entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde.
Qualquer espécie de morcego pode transmitir o vírus da raiva, não apenas o hematófago – aquele que se alimenta de sangue. É importante a vacinação anual contra raiva de cães e gatos, mesmo para animais idosos e que não tenham acesso às ruas.