O fim do ano recheado de festas e confraternizações, além de viagens e das férias na praia sob o Sol quente, traz consigo muitas tentações e diversos desafios para quem quer manter a saúde em dia.
De modo especial para quem passou por algum procedimento cirúrgico plástico nos últimos meses do ano e está em processo de recuperação. O nutricionista João Pinheiro, da Clínica Gorini, especialista em nutrição pré e pós-operatório, alerta para alguns cuidados importantes nesse período.
“O paciente em recuperação de uma cirurgia plástica precisa redobrar os cuidados para garantir uma cicatrização perfeita, potencializando os resultados do procedimento”, afirma o especialista.
Leia mais:
Homem é preso após atropelar mulher e criança no Noroeste do Paraná
Morre bebê resgatada com vida uma hora após barco virar em SC
Corrida de camelos controlados por robôs é tradição e febre no Qatar
Universidade suspende youtuber que gravava aulas e debochava de professores
De acordo com ele, a recuperação passa por evitar exposições ao sol forte além de uma alimentação balanceada. O nutricionista separou sete dicas importantes para esse momento.
HIDRATAÇÃO
Segundo Pinheiro, as altas temperaturas exigem hidratação. "A recomendação é de dois litros de água por dia para melhorar a circulação e evitar desidratação."
EXPOSIÇÃO AO SOL
Expor cicatrizes recentes ao Sol forte pode provocar manchas permanentes e prejudicar o processo de cicatrização. "Se for inevitável se expor ao Sol, use roupas que cubram a área operada e, quando for liberado pelo médico, utilizar protetor solar na região", pontua o especialista.
ALIMENTAÇÃO
Pinheiro recomenda evitar excessos de fim de ano e priorizar uma alimentação leve e rica em nutrientes que favoreçam a cicatrização, como frutas ricas em vitamina C (laranja, acerola), proteínas magras (iogurte, frango, tofu) e chás anti-inflamatórios (camomila, gengibre).
REPOUSO
Quando for necessário, repouse. "Apesar da temporada de festas, prefira descansar, evitando movimentos bruscos e permanecendo em ambientes frescos e tranquilos", orienta.
VIAGENS LONGAS
De acordo com o especialista, é importante evitar programar longas viagens sem orientação. "Consulte o médico para orientar sobre a possibilidade de poder pegar a estrada, de poder viajar de avião. Algumas orientações são importantes para não comprometerem o fluxo sanguíneo, evitando inchaço e trombose."
MEDICAMENTOS
Pinheiro indica, ainda, que o paciente deve ter compromisso e rigor com horários de suplementos e medicamentos, desde vitamina C ou zinco até remédios específicos, cruciais na recuperação.
ROUPAS DE COMPRESSÃO
"Se for necessário, utilize roupas de malhas compressivas, conforme orientação médica, mesmo com o clima quente. Isso ajuda a modelar o corpo e reduzir inchaço", finaliza.