Paraná

Alunos querem criar Observatório Social em Arapongas

01 out 2012 às 14:00

Os alunos do curso de Direito da Unopar de Arapongas (37 km a oeste de Londrina) se reuniram na última semana para criar um Observatório Social na cidade. O órgão tem como finalidade monitorar as compras públicas da administração e realizar um controle preventivo para que a correta aplicação dos recursos e a transparência nas gestões sejam respeitadas. O Observatório tem destacada participação ao evitar a corrupção na política brasileira.

De acordo com a aluna Larissa Maria De Dio, as pessoas que trabalham no projeto são voluntárias e não possuem qualquer vínculo político. "Nós queremos montar uma ONG, mas para isso precisamos da ajuda da sociedade e fazer com que ela se manifeste contra todo tipo de corrupção", disse a aluna.


A representante do Observatório Social de Mandaguari, Elza Martelli Xavier, uma das convidadas do evento, falou sobre os benefícios que a entidade trouxe para a cidade: "A nossa participação reduziu em cerca de 60% os valores dos serviços adquiridos pela administração de Mandaguari, pois, o que acontecia, é que a prefeitura já tinha antes uma empresa pré-estabelecida, e não fornecia informações do produto no edital de publicação para outras empresas concorrerem", afirmou.

Ela acrescentou que o observatório conta hoje com diversos parceiros como o Ministério Público, o Tribunal de Contas, Conselho Federal, Controladoria Geral da União, além de outras empresas e movimentos sociais dedicados ao combate à corrupção.


Continue lendo