Estão abertas as matrículas para os cursos de língua ucraniana ofertados pelo NES (Núcleo de Estudos Eslavos) da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), em parceria com a RCUB (Representação Central Ucraniano-Brasileira). As turmas são on-line e as inscrições podem ser feitas pelo site do Unicentro até o dia 18 de agosto. O início das aulas está previsto para 27 de agosto.
“Essa ação extensionista contribui para o fortalecimento dos agentes culturais que atuam no âmbito das comunidades marcadas pela cultura de imigração ucraniana presentes em todo o país”, pontua a coordenadora do NEES, professora Mariléia Gärtner.
Neste segundo semestre, há três opções de cursos: Língua Ucraniana I, III e Conversação. Cada módulo tem carga horária total de 30 horas. A matrícula para cada um deles custa R$ 75 e são cobradas mais duas parcelas de R$ 150 como mensalidade. As instruções para o pagamento também estão disponíveis na página de inscrição.
Leia mais:
Confira 10 dicas de segurança para ver os shows do Verão Maior Paraná
UEM terá mais de 9 mil candidatos para o vestibular de verão 2024 neste domingo
No Paraná, EPR Litoral Pioneiro começa a instalação de radares em rodovias
Fipe aponta viabilidade do projeto do trem pé-vermelho na região de Londrina
A iniciativa prevê ainda a concessão de bolsas integrais e parciais, que podem ser solicitadas por meio de um formulário próprio disponível online. Nele há uma detalhamento sobre as condições para pleitear o benefício.
“Os cursos de língua ucraniana ofertados pelo NEES ocorrem desde 2013. Inicialmente, as ofertas eram feitas em parceria com a NUP (Universidade de Dragomanov), da Ucrânia, por meio de um convênio com essa instituição. A partir de 2021, mudamos o formato do curso e, numa parceria com a Representação Central Ucraniano-Brasileira, nós passamos a fazer essa oferta ministrada pela professora Edina Smaha”, explica Mariléia.
Além disso, o projeto de extensão “Cursos de Língua Ucraniana” conta com a professora Leonilda Procailo, como coordenadora pedagógica, e o professor Clodogil Fabiano, como coordenador de tecnologia.