O Ônibus Lilás percorrerá três municípios da região Norte do Paraná, começando na quinta-feira (7) em Arapongas e Jaguapitã, e na sexta-feira (8) passa por Londrina. O encontro em Londrina faz parte do Paraná Rosa em Ação, ação integrada entre Estado e prefeitura para promover cidadania feminina.
A ideia da itinerância é levar a pauta dos direitos das mulheres e fomento ao protagonismo feminino para cada vez mais lugares. As equipes também fazem divulgação de materiais gráficos e campanhas de sensibilização.
As unidades móveis da Semipi (Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa), com Ônibus Lilás são equipadas com duas salas privativas para situações de denúncias. Elas contam com acolhimento de psicólogas, assistentes sociais e serviços jurídicos.
Leia mais:
Vai viajar com parentes menores de idade? Saiba quais documentos levar para cada situação
Número de pessoas endividadas no país chega a 73 milhões, segundo Serasa
Prefeitura de Londrina recebe 12 propostas para reforma do Museu de Arte
Após processo por estelionato vir à tona, 'procurador' de Tiago Amaral recua e não assumirá
“Nossas unidades garantem a privacidade, sigilo e atendimento individual às mulheres. O trabalho é fundamental para que as mulheres se sintam mais protegidas”, explica a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte.
O objetivo do projeto é oferecer, em parceria com as prefeituras, um ambiente de fortalecimento da rede de proteção às mulheres. O Ônibus Lilás também ajuda a fortalecer as articulações entre as áreas sociais.
Agenda do Ônibus Lilás:
07/03 – Quinta-feira – Arapongas – Praça Céu das Artes – Rua Andorinha-do-Rio, S/Nº Pq. Industrial IV (Atrás do CMEI “Pequenos Brilhantes”)
07/03 – Quinta-feira – Jaguapitã – Praça Central – Av. Paraná
08/03 – Sexta-feira – Londrina – Praça Maria Cecília (Paraná Rosa em Ação)
Atendimentos
Em 2023, 97 municípios paranaenses receberam as unidades itinerantes durante 124 dias de atividades. Foram realizados 347 atendimentos específicos a mulheres vítimas de violência e mais de 11 mil pessoas foram impactadas nas ações.
LEIA TAMBÉM: