A ONU lançou nesta quinta-feira (21) uma iniciativa para combater a desinformação ao redor da Covid-19 e aumentar o alcance de notícias corretas, a Verificado.
Após um cadastro no site - aberto a todos, mas por enquanto disponível apenas em inglês -, o interessado se torna o que a organização chama de "voluntário da informação".
Essas pessoas receberão diariamente conteúdo verificado e otimizado para compartilhamento a respeito de três temas principais: ciência para salvar vidas, solidariedade para promover cooperação local e global e soluções para defender o apoio a populações impactadas.
Leia mais:
Trump insinua candidatura para 3º mandato, o que é proibido pela Constituição
Meta climática do Brasil cita pela 1ª vez redução no uso de combustíveis fósseis
Chefe da Igreja Anglicana renuncia em meio a escândalo sobre abusador infantil
Trump coroa Elon Musk com cargo em 'comissão de eficiência' de seu governo
Também serão divulgadas notícias sobre a crise climática, pobreza, desigualdade e fome.
"Desinformação é divulgada online, em aplicativos de mensagem e de pessoa para pessoa. Seus criadores usam produção e métodos de distribuição maliciosos", disse António Guterres, secretário-geral da ONU, ao anunciar a iniciativa.
"Para combater isto, cientistas e instituições como as Nações Unidas precisam alcançar pessoas com informação acurada, na qual possam confiar."
A ONU anunciou que também fará parcerias com influenciadores, sociedade civil, empresas e organizações de mídia para distribuir conteúdo confiável, além de trabalhar com plataformas de mídia social.