Bagdá - Os especialistas em desarmamento da ONU inspecionaram nesta terça-feira, pela primeira vez, um palácio do presidente Saddam Hussein, um sítio considerado ''sensível'', enquanto que o Iraque anunciava a intenção de divulgar sábado uma declaração sobre o estado de seus programas de armamento, com 24 horas de antecedência sobre o prazo fixado pela organização.
Os inspetores passaram cerca de duas horas no palácio Al Seyud, nas margens do rio Tigre, verificando ''cada recanto'' e ''cada dependência'' do edifício, segundo o porta-voz da ONU em Bagdá, Hiro Ueki. Foi a primeira visita a um sítio presidencial desde a retomada das inspeções, no dia 27 de novembro, o que se tornou possível pela resolução 1441 que dá aos inspetores um acesso imediato a todos os locais, entre eles os presidenciais.
Entre 1991 e 1998, a missão precedente da ONU não pôde entrar nesses sítios, considerados pelo Iraque símbolos da sua soberania, o que representou um ponto de fricção entre Bagdá e os dirigentes da Unscom.
Bagdá possui três palácios presidencais, o da República, o Radwanieh e Al Seyud. Outros cinco são situados na província.