Mundo

Chagas: PR confirma primeira contaminação

23 mar 2005 às 10:28

O Paraná confirmou nesta terça-feira (22) o primeiro caso de Doença de Chagas após a ingestão de caldo-de-cana.

O paciente, um homem de meia idade, está internado no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba.


Segundo os médicos que o atenderam, ele tomou a bebida próximo à BR-101, em Navegantes, no estado de Santa Catarina, no dia 12 de fevereiro.


Os primeiros sintomas apareceram no final do mesmo mês, segundo informações do hospital. O paciente tem febre, dores musculares e de cabeça e inchaço nos olhos.


A região de Itajaí, em Santa Catarina, vive um surto de Doença de Chagas com 19 casos confirmados, com três mortes e três óbitos sob investigação, além de 12 suspeitos.


Houve uma quarta morte, em Jonville, mas o resultado dos exames ainda não foi divulgado. O paciente, um turista boliviano, ficou internado durante uma semana e morreu no dia 8 deste mês.


O surto de doença de Chagas na forma aguda ocorreu entre os municípios de Piçarras e Itajaí, onde todas as vítimas tomaram caldo de cana em um quiosque ao lado da BR-101, entre os dias 13 e 20 de fevereiro. Duas crianças e uma mulher de uma mesma família morreram.

Desde segunda-feira (21), com o alerta da Secretaria da Saúde sobre a necessidade de todas as pessoas que tomaram caldo de cana da região fizessem exames de sangue, está havendo filas em laboratórios de Itajaí e Balneário Camboriú.


Continue lendo