Mais quatro videovigias estarão em funcionamento a partir de segunda-feira em Londrina. Eles farão a fiscalização de automóveis que avançam o sinal vermelho em dois pontos da Avenida 10 de Dezembro (Via Expressa): no cruzamento com a Rua Potiguares (ao lado do Terminal Rodoviário) e no cruzamento com a Rua Tremembés, nos dois sentidos da via.
A instalação das câmeras faz parte de um projeto da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) que pretende instalar esses equipamentos em 20 pontos da cidade. De fevereiro até novembro, os videovigias foram responsáveis por cerca de 5.800 multas.
O gerente de fiscalização de trânsito da CMTU, Álvaro Grotti Júnior, informou que de cada 100 ocorrências registradas, apenas 5% acarretam em multa. ''Isso acontece porque quando você vai analisar o vídeo, há imagens captadas entre as 23 e 6 horas, que não são autuadas por uma questão de segurança do motorista; imagens que ficam prejudicadas por estarem escondidas atrás de ônibus e caminhões e pessoas que avançaram o sinal até meio segundo após o fechamento dele e que também não são multadas'', ressaltou.
Os videovigias fiscalizam o avanço de semáforo e quando o motorista pára o automóvel sobre a faixa de pedestres. A multa para avanço de sinal é gravíssima e custa R$ 191,53. O motorista leva sete pontos na carteira. Se parar na faixa de pedestres, a multa é de R$ 85,13. A infração é média e o motorista soma quatro pontos.
Já estão em funcionamento em Londrina outros sete videovigias, sendo três em pontos fixos: no cruzamento das Avenidas Rio Branco com Tiradentes; Juscelino Kubtischek com a Rua Uruguai e Pernambuco com Goiás, todos na área central. Os outros quatro aparelhos funcionam em rodízio nas avenidas Duque de Caxias, Henrique Mansano, Carlos João Strass e Rua Guararapes.
Leia esta e outras notícias na Folha de Londrina desta quarta-feira.