Um eclipse solar parcial poderá ser visto em Londrina nesta quarta-feira (2). O fenômeno terá início às 16h54 e o eclipse máximo (com cerca de 10% de obscurecimento do Sol) será às 17h40, se encerrando às 18h26, já com o Sol abaixo da linha do horizonte.
Os eclipses solares parciais ocorrem quando a Lua, em decorrência da variação de sua distância à Terra, coloca-se à frente do Sol sem, contudo, “tampá-lo” completamente.
Quanto mais ao norte, menor será o percentual do Sol que será encoberto pela Lua no céu. Em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a Lua irá obstruir cerca de 27% do disco solar. Em Curitiba, esse percentual já cai para menos de 15%. Já em Londrina, o eclipse irá obscurecer quase 10% do disco solar.
Leia mais:
Motociclista 'tiktoker' avança sobre repórter de tevê que rejeitou brincadeira de mau gosto em Londrina
Idosas do CCI Oeste se apresentam nesta quarta no Lar São Vicente de Paula em Londrina
Famílias de Londrina reclamam da comida servida aos detentos da PEL 3
Obra afeta distribuição de água em Londrina e Cambé nesta quarta-feira
Vale ressaltar que mesmo que o eclipse observado em Londrina seja parcial, observar o fenômeno sem proteção adequada pode causar sérios problemas a saúde.
Uma opção de baixo custo e facilmente acessível são os filtros de máscara de soldador, que podem ser encontrados em lojas de ferramentas. Nesse caso, utilize o filtro número 14 (o mais forte), que pode ser comprado por menos de R$ 10.
Outra opção para acompanhar o eclipse é o Gedal (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina), que estará na Praça Nishinimiya, em frente ao Aeroporto de Londrina, com telescópios e filtros especialmente adaptados para a observação segura do eclipse.