A Prefeitura de Londrina iniciou, na manhã desta quinta-feira (8), a vacinação contra poliomielite (paralisia infantil) nas unidades escolares municipais que atendem crianças de até quatro anos.
Até sexta-feira (9), as equipes da SMS (Secretaria Municipal de Saúde) percorrerão 136 unidades escolares, sendo 33 CMEIs (Centros Municipal de Educação Infantil), 58 CEIs (Centros de Educação Infantil) filantrópicos conveniados e 45 escolas municipais, para vacinar as crianças de 1 a 4 anos, público-alvo da campanha nacional.
Este trabalho resulta de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e de Educação. E, para acompanhar o início das ações, os secretários das pastas, Felippe Machado e Maria Tereza Paschoal de Moraes, estiveram no CEI Alegria, localizado no Jardim Progresso, na manhã desta quinta.
Das 35 crianças presentes na creche, 25 receberam as gotas contra paralisia infantil, mediante autorização assinada pelos pais ou responsáveis. “Contamos com a colaboração dos diretores das unidades escolares, os quais enviaram autorização para as famílias na segunda (5) e na terça-feira (6), para que pudéssemos vacinar as crianças de 1 a 4 anos”, ressaltou a secretária de Educação.
Vacinação nos shoppings
A SMS (Secretaria Municipal de Saúde) promoverá mais uma ação de vacinação contra paralisia infantil (poliomielite) em três shoppings da cidade, neste sábado (10), das 13h às 20h.
Participarão os shoppings Catuaí, Boulevard e Londrina Norte. Nesta quarta-feira (7), feriado da Independência, foi promovida a mesma iniciativa nestes estabelecimentos, onde foram administradas 635 doses de vacina oral em crianças de 1 a 4 anos, público-alvo da vacinação.
“A ação foi positiva, pois conseguimos vacinar mais de 600 crianças nos três shoppings que receberam nossas equipes, número superior das ações que fizemos aos sábados nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Por esse motivo, vamos repetir a ação neste sábado, ampliando o horário em uma hora. É desejável que os pais e mães levem a carteirinha de vacina da criança, para que as nossas equipes possam fazer a leitura e, se houver alguma vacina do calendário nacional por fazer, é feita a orientação para que busquem uma unidade de saúde”, ressaltou o secretário de Saúde, Felippe Machado.
A paralisia infantil é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e em casos graves pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção e todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas.
O MS (Ministério da Saúde) prorrogou a campanha de vacinação contra a doença até 30 de setembro. Em Londrina também é possível receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP) em todas as UBSs, as quais atendem segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Para facilitar o acesso, a Secretaria Municipal de Saúde liberou a vacinação contra pólio e multivacinação por livre demanda, ou seja, sem precisar agendar previamente. Basta se dirigir até uma unidade de saúde mais próxima, lembrando que, no ato da vacinação, a criança e o adolescente devem portar um documento pessoal com foto ou certidão.