Quase 500 agentes comunitários de saúde (ACS) participaram nesta terça-feira do treinamento para combater a dengue em Londrina. Promovido pela Secretaria da Saúde, o evento teve como principal objetivo fornecer informações clínicas e técnicas sobre a doença.
A gerente do departamento de Epidemiologia, Josemari de Arruda Campos, explicou detalhadamente quais são os fatores clínicos da doença. Segundo ela é fundamental que os ACS estejam munidos de informações sobre o que é a dengue, como se contrai a doença, quais as diferenças entre a dengue clássica e hemorrágica, tipos de vírus, principais sintomas, entre outros
Ao final, o coordenador da equipe de educação do Setor de Endemias, Pedro José de Oliveira, explicou sobre o ciclo do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, como ocorre a proliferação, locais de maior risco e como prevenir a dengue.
Não é função dos agentes comunitários de saúde a aplicação de larvicidas, colocação de areia em vasos com água e verificação na parte interna e externa das residências. Segundo Josemari de Arruda Campos caberá aos ACS orientar a população sobre os cuidados contra a dengue.