Londrina

Transporte coletivo pode entrar em greve antes do Natal em Londrina

12 dez 2013 às 10:01

Funcionários do transporte coletivo de Londrina podem entrar em greve antes do Natal. O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Londrina (Sinttrol) realiza assembleia geral nesta quinta-feira (12) para decidir ou não pela paralisação.

O presidente do Sinttrol, João Batista da Silva, disse em entrevista ao portal Bonde que a proposta deve ser aprovada. "Até o dia 18 não temos possibilidade de paralisação. Mas podemos marcar greve para antes do Natal ou para janeiro de 2014".


O líder da categoria explicou que os trabalhadores estão sem o acordo coletivo deste ano. Ele pede reposição salarial e outras melhorias. "Queremos zerar a inflação e também uma reposição salarial real de 4%. Exigimos que todos funcionários recebam por mês 26 tickets alimentação no valor diário de R$ 10, equiparação salarial entre todos motoristas e plano de saúde. Além disso, cobramos um abono salarial relativo à contribuição sindical, que esse valor que não foi repassado ao sindicato seja depositado ao funcionários".



João Batista listou ao Bonde as três opções que estão sendo votadas pelos trabalhadores. Na primeira opção, o trabalhador aceita ficar sem o acordo coletivo; na letra B, o trabalhador apoia greve com paralisação; e na C, o trabalhador não apoia a greve, mas defende que o dissídio coletivo seja julgado pelo tribunal.


O presidente do Sinttrol refutou que a mobilização esteja acontecendo agora pelo iminente aumento da tarifa a partir de 1º janeiro, quando a prefeitura deixa de repassar o subsídio às empresas de transporte. "Estamos negociando com o prefeito e as empresas desde fevereiro. Após a última greve, o prefeito Alexandre Kireeff criou um grupo de discussões. Fizemos diversas reuniões, chegamos a vários cálculos tarifários e até hoje não houve qualquer posicionamento. Por isso que hoje a maioria deve votar na letra B e aprovar a greve".

O resultado da assembleia deve ser conhecido ainda nesta quinta. A votação acontece no Terminal Central até às 18h.


Continue lendo