Foram divulgados nesta quarta-feira (13) mais números do "Mapa da Violência", pesquisa feita pelo Instituto Sangari, desta vez com estatísticas sobre o trânsito nas cidades brasileiras.
De acordo com o levantamento, feito com base em dados de 2008, Londrina supera Curitiba quando o assunto é mortes em acidentes envolvendo motos e carros.
Em relação às vítimas ocupantes de automóveis, Londrina registrou 38 mortes em 2008, contra 109 de Curitiba. No entanto, a taxa que leva em consideração a frota e o número de habitantes mostra Londrina com 7,6, contra 5,9 de Curitiba. No ranking nacional, Londrina aparece em 285º, enquanto a capital é a 356ª.
Nos acidentes envolvendo motociclistas, Londrina contabilizou 49 mortes (taxa de 9,6), enquanto Curitiba teve 149 mortes (taxa de 8,2). Nesta categoria, Londrina aparece em 212º no ranking, 40 posições à frente da capital.
A única categoria em que o trânsito curitibano é menos violento em relação ao londrinense é nas vítimas pedestres. Enquanto na capital foram 190 vítimas fatais (taxa de 10,9), em Londrina foram registrados 52 atropelamentos com vítimas fatais (taxa de 10,9), deixando a cidade como a 107ª mais violenta do País, nove posições atrás de Curitiba.
O relatório completo com as estatísticas de mortes no trânsito pode ser obtido na página do Instituto Sangari.