O Teatro Zaqueu de Melo completou em maio um aniversário que não merece comemoração. O espaço histórico localizado no centro de Londrina chegou a cinco anos de fechamento e sem previsão de reabertura. O local foi inaugurado em 1985 e funciona no mesmo prédio da Biblioteca Pública Municipal, na avenida Rio de Janeiro.
Desde 2017, o lugar está fechado porque as adequações de segurança do Corpo de Bombeiros não foram atendidas. Entre as exigências, estão a saída de incêndio, pintura com tintas e verniz antichamas, portas antipânico, mobiliário apropriado, revestimento antichamas, equipamentos de acessibilidade, como rampas e elevadores.
Na época, o então secretário municipal de Cultura, Caio Cesaro, explicou à FOLHA que suspendeu as apresentações artísticas após "discutir democraticamente com produtores culturais e organizadores de festivais que utilizariam o espaço nos próximos 120 dias. Todos compreenderam muito bem a situação", declarou.
Leia mais:
Filho de autor de atentado em Brasília presta depoimento à PF em Londrina
“Encontro de Estreia” será neste domingo na Vila Cultural Casa da Vila em Londrina
Árvore de Natal do Lago Igapó será inaugurada nesta sexta em Londrina
Feira Londrina Criativa acontece neste fim de semana em shopping da zona norte
A expectativa do Município era retomar a programação em 2018, mas as portas permaneceram fechadas. O teatro homenageia o professor Zaqueu de Melo, pioneiro em Londrina que fundou o Instituto Filadélfia e instalou o primeiro curso científico da cidade.
O local tem 271 metros quadrados e capacidade para aproximadamente 200 pessoas, além de camarins feminino e masculino.
Continue lendo na Folha de Londrina.