A partir deste sábado (6) ocorre no Londrina Norte Shopping uma série de atividades para celebrar o Maio Furta-Cor, dedicado à conscientização sobre a importância da saúde mental materna. Serão oferecidas exposições, oficinas e roda de conversa com o objetivo de discutir o assunto e desconstruir o estigma que existe em torno da temática.
O mês é dedicado às mães, já que no dia 14/05 é celebrado, no Brasil, o Dia das Mães. As ações no empreendimento têm o apoio da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Folha de Londrina, Portal Bonde, Sesc, Pharmapele, Midiograf e Melina Caldani Fotografia. O início das atividades é com a exposição “Caixa de Memórias – O mundo pelo olhar da mãe”, que abre dia 06/05, às 16h, e fica em cartaz até 28/05.
Leia mais:
Volante fez apenas um treino pelo Londrina EC antes de ir a campo contra o Coritiba
Londrina EC marca estreia no VGD para o início de fevereiro
Após denúncia, Polícia Militar apreende drogas e dois "Kit Roni"na Zona Norte de Londrina
Técnico do Londrina EC exalta comprometimento dos novos jogadores
“É uma mostra de fotografias autorais realizadas nos últimos 11 anos. Elas trazem um olhar intimista de uma mãe sobre o cotidiano dos próprios filhos. No contexto da saúde mental, a exposição tem o propósito de aproximar o público do tema maternidade. Muitas cenas do dia-a-dia do lar ficam restritas ao testemunho da mãe”, ressalta Melina Caldani, fotógrafa autora das imagens, que levará 19 fotos selecionadas a partir do acervo pessoal, além de uma Caixa de Memórias com 23 fotos que narram a primeira década de uma família, disponíveis para o público manusear e conhecer.
Melina também irá promover mini-oficinas para ensinar mães e outras pessoas interessadas em fotografia móvel a aprimorarem os registros fotográficos da família, utilizando recursos dos aparelhos celulares. Os eventos serão dias 06/05, às 17h, e dias 10 e 24/05, às 19h30, com participação gratuita. “Serão atividades práticas para auxiliar ou ensinar mães e interessados a utilizarem os recursos das próprias câmeras para registrar as memórias do dia-a-dia, com dicas e conhecimentos de fotografia geral”, explica.
Para as oficinas, a organização sugere uma inscrição gratuita, online, pelo site. “Tanto a mostra quanto a oficina dão oportunidade para que esse universo tão privado [dia-a-dia materno] seja visto e, assim, possa ser recebido com mais naturalidade pelas pessoas em geral”, completa.
Roda de conversa
A programação do Maio Furta-Cor inclui uma oficina de Balanço de Pano, que promove um grupo de movimento formado por mês e seus bebês utilizando o sling, prática de carregar bebê amarrado ao corpo da mãe em um pedaço de pano. A oficina gratuita será dia 18/05, às 18h30. E no dia 20/05, às 14h, o Londrina Norte Shopping realiza a roda de conversa “Quem é mãe de adolescente?”, com a influencer Marjorie Ostrowski, a psicóloga Fernanda Alberici, a enfermeira e doula Marília Bittencourt e a vereadora Flávia Cabral. Para se inscrever gratuitamente na roda de conversa, basta acessar o link.
Serviços
06 a 28/05: exposição de fotos “Caixa de Memórias – O mundo pelo olhar da mãe”
06/05 (17h), 10 e 24/05 (19h30): mini-oficina fotográfica
18/05 (18h30): oficina de slin “Balanço de Pano”
20/05 (14h): roda de conversa “Quem é mãe de adolescente?”