Londrina

Serviço desafoga presença da PM em acidentes em Londrina

08 mar 2013 às 15:45

O Boletim de Acidente de Trânsito Eletrônico Unificado (BATEU) tem agilizado a vida de motoristas envolvidos em acidentes sem vítima em Londrina. O serviço foi implantado na cidade no dia 10 de dezembro de 2012 e desde então tem reduzido a presença da Polícia Militar nas ocorrências.

Dados da PM apontam que o serviço tem sido bem procurado na cidade. Desde a implantação até o último dia 18 de fevereiro, 432 motoristas já tinham utilizado o BATEU. No mesmo período, a PM foi acionada 97 vezes para atender o mesmo tipo de ocorrência.


O comandante da Companhia de Trânsito de Londrina, tenente André Ricardo Alves de Carvalho, avaliou que o sistema tem servido para melhorar o atendimento da PM. Entre os benefícios apontados pelo comandante está a possibilidade de a Ciatran focar em ações educativas e preventivas, como fiscalizações e ações de trânsito, e não só em atendimento a acidentes. O tenente André explicou que a polícia ainda vai até os locais onde não há pessoas feridas, no entanto, o BATEU ajuda a priorizar o atendimento.


"A demanda de acidentes na cidade é muito grande, até por isso priorizamos quando existe atendimento com vítima. Com o serviço, podemos priorizar ainda mais esse tipo de ocorrência e prestar melhor atendimento. Com a redução das chamadas da polícia, podemos investir mais em ações educativas e preventivas. O efetivo que era usado no atendimento a acidentes, agora podemos usar em operações de trânsito".


O comandante reforçou que a presença da PM em acidentes com vitima continua sendo obrigatória. Segundo descrição da PM, considera-se ferido em acidente todo envolvido que tenha sofrido algum tipo de trauma em virtude do acidente, e necessite ser encaminhado a uma unidade de Pronto Socorro, seja por meios próprios ou ambulância.


O comandante contou que muitos já tem conhecimento do BATEU e nem chega a acionar a PM. Porém, motoristas que desconhecem o serviço são orientados a registrar o boletim pela internet. A sugestão tem sido bem recebida, mas algumas pessoas insistem na presença da PM. O comandante creditou o acionamento à dificuldade de alguns em preencher o documento virtual.


O BATEU já está disponível nas principais cidades do Paraná. Conforme o comandante, o serviço da PM objetiva proporcionar comodidade ao cidadão permitindo efetuar, pela internet, o registro de acidente de trânsito sem pessoas feridas, apenas com danos materiais.


"A pessoa faz tudo em casa e auxiliza quem precisa de agilidade. O motorista agora não precisa comparecer ao batalhão, enfrentar filas ou esperar muito tempo no local do acidente. O BATEU evita esse tipo de burocracia".


Qualquer pessoa envolvida no acidente de trânsito poderá efetuar o registro do acidente no prazo de 180 dias decorridos do fato. É necessário informar dados pessoais, endereço, telefone, e-mail, e ainda dados do próprio veículo (placa e Renavam), além do máximo de informações dos demais envolvidos no acidente.

Toda a comunicação ocorrerá através do e-mail informado ao sistema, facilitando o acompanhamento passo-a-passo das etapas do processo que forem executadas (cadastro, emissão de GRD, pagamento e impressão do boletim).


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