A Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Universidade Norte do Paraná (Unopar), o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e Embrapa Soja programaram várias atividades para a 3ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que começa nesta segunda-feira (16) e vai até o dia 23.
O evento é coordenado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, que escolheu como tema deste ano, os feitos de Alberto Santos Dumont, já que, em 2006, comemora-se o centenário do vôo do 14 BIS. As informações são da Prefeitura de Londrina.
A participação da UEL na semana é coordenada pelo Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina, que está instalado atrás do Colégio de Aplicação, no Campus Universitário, e fica aberto ao público em geral durante o horário comercial. O Museu programou concursos de aeromodelimo, ferreomodelismo, pipas, automação e robótica, show de química, oficina de tubo-planos, experimentos de física e palestras sobre navegação aérea e Santos Dumont.
A Unopar estará divulgando, durante a semana, o 9º Encontro de Atividades Científicas da instituição, que foi programado para os dias 25, 26 e 27 de outubro e vai premiar trabalhos de iniciação em ciência e tecnologia. Os prêmios, no valor de R$ 800, vão premiar trabalhos nas áreas de Ciências Biológicas e Saúde, Ciências Humanas e Educação, Ciências Exatas e Tecnológicas, e Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas. No ano passado a Unopar teve 1.035 trabalhos inscritos, de 97 instituições de todo o país.
O Iapar programou atividades para toda a semana, de 16 a 23 de outubro, que serão desenvolvidas no período das 9h as 16h30 e que terão como tema "Produção com Sustentabilidade". Durante toda a semana, na entrada da sede da instituição, na rodovia Celso Garcia Cid, estarão expostas maquetes sobre Plantio Direto, Matas Ciliares e o Jardim Botânico de Londrina.
O Iapar também estará disponibizando durante toda a semana, palestras rápidas para crianças e jovens, um simulador que permite observar a perda de solo exposto à ação da chuva, e microscópios e equipamentos de laboratório onde as crianças poderão observar células vegetais e animais, insetos, solos, meteorologia e sericicultura. Além disso, no dia 19, serão apresentadas palestras sobre "Culturas oliaginosas para BIODISEL", "Fundamentos e aplicação da computação nebulosa na modelagem de processos agropecuários", e haverá o pré-lançamento do livro "Mapas de Solos do Paraná".
A Embrapa Soja vai comemorar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Londrina, apresentando um painel da linha do tempo da evolução da agricultura, mostrando como "criatividade e inovação" foram fundamentais para o desenvolvimento da agricultura e da sociedade humana. O painel destaca dez grandes marcos, e reúne informações interessantes desde a origem da agricultura, as revoluções agrícolas, a genética, a biotecnologia e os desafios da agricultura sustentável, entre outros.
O material está resumido em folders que serão distribuídos nas escolas públicas de Londrina que participam do programa Embrapa & Escola. O mesmo tema será apresentado por meio de palestras interativas na escola do Distrito de Warta, comunidade localizada próxima à sede da empresa.