A Sanepar encaminhou à Prefeitura de Londrina na terça-feira (15) a proposta formal para assinatura de um novo contrato da empresa com o município para prestação dos serviços de abastecimento de água e saneamento. A empresa propõe a elaboração de um "contrato de programa" entre o Estado do Paraná, a Prefeitura de Londrina e a própria Sanepar.
No documento, a companhia oferece ao município repasse de um percentual da receita da empresa, um percentual de bonificação sobre as contas de água da Prefeitura, cronograma de investimentos, elaboração de um plano de metas de atendimento no abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto, repasses para projetos de esporte e lazer, infância e juventude e terceira idade, além de repasses vinculados à Lei Rouanet.
O prefeito Alexandre Lopes Kireeff explica que, a partir desse momento, a Prefeitura conta com três possibilidades: a municipalização dos serviços, abertura de uma nova licitação e assinatura de um novo contrato com a própria Sanepar.
Os próximos passos a serem dados, segundo o prefeito, são: a criação de Agência de Regulação de Serviços Públicos de Londrina (Arselon), a continuação do estudo para o levantamento do patrimônio e dos bens reversíveis do sistema atual, providências necessárias para uma eventual municipalização e o cálculo de possíveis ressarcimentos em favor ou desfavor da Prefeitura. "Feito isso, teremos estabelecido as condições necessárias para tomarmos as decisões que proporcionem os melhores benefícios à população londrinense", afirma Kireeff.