O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, garantiu, nesta terça-feira (14), que o Aeroporto Governador José Richa, em Londrina, contará com o aparelho de ILS, que auxilia a pousos em condições climáticas desfavoráveis.
Desde que a CCR Aeroportos anunciou as obras de reforma e ampliação do terminal aeroportuário, um investimento de R$ 185 milhões, a instalação do equipamento voltou a ser objeto de discussões e polêmica.
Contrariando o que vinha afirmando o prefeito Marcelo Belinati, no início de setembro o Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), da FAB (Força Aérea Brasileira), informou que não há previsão para a aquisição e instalação do ILS CAT I no aeroporto de Londrina.
Leia mais:
Motociclista 'tiktoker' avança sobre repórter de tevê que rejeitou brincadeira de mau gosto em Londrina
Idosas do CCI Oeste se apresentam nesta quarta no Lar São Vicente de Paula em Londrina
Famílias de Londrina reclamam da comida servida aos detentos da PEL 3
Obra afeta distribuição de água em Londrina e Cambé nesta quarta-feira
O Decea concluiu que os equipamentos já disponíveis no terminal estão adequados às necessidades operacionais para a cabeceira 13, a principal pista usada para pousos e decolagens.
Nesta terça-feira, em viagem a Londrina, onde participou da 20ª edição do Encontros Folha, Sandro Alex garantiu a instalação do equipamento. “O edital (de concessão do aeroporto) prevê a infraestrutura e é a empresa que executa a infraestrutura, mas é o órgão de controle que coloca o equipamento. Ainda que alguém de lá discorde, a não execução implica um processo de improbidade”, disse o secretário. “O governo do Paraná é não só o fiscal, como é o avalista do ILS. Eu sou o avalista, então quero garantir que Londrina terá ILS ou alguém vai ter que ir para a cadeia.”