Londrina completa 90 anos em 2024, mas pessoas e organizações da sociedade civil já vislumbram o que será a cidade em seus próximos aniversários. Este é o caso do Fórum Desenvolve Londrina, que nasceu em 2005 como um movimento de lideranças da cidade visando o centenário, que será em 2034.
Naquele período, a ideia era repensar o futuro econômico da cidade, que conforme os fundadores do Fórum estaria “estagnada”.
“É uma organização propositiva e hoje são 30 entidades que participam. Trabalha-se visando o centenário da cidade. Um exemplo são os quatro eixos que visam a evolução, que é a parte da sociedade civil organizada, o poder público, a academia e o terceiro setor. Um grande diferencial que o Fórum Desenvolve Londrina tem é a diversidade de opiniões e as propostas de desenvolvimento muito reais”, explicou Nicolás Mejía, presidente do Fórum Desenvolve Londrina no biênio 2024-25 e também coordenador do Grupo de Trabalho do Aeroporto. Mejía é superintendente do Grupo Folha de Londrina.
Leia mais:
Secretária fala em ‘reestruturação sem lacunas’ após fusão de pastas em Londrina
Saúde de Londrina desiste da transferência do UPA Sol para prédio do Mater Dei
Fipe aponta viabilidade do projeto do trem pé-vermelho na região de Londrina
Prefeitura de Londrina libera alvará de demolição do Motel Tijolinho
O modelo do fórum é baseado em análises de indicadores, que mostram a evolução ou não de setores da cidade. Com as ideias propostas, a execução fica por parte justamente das entidades que compõem o conjunto.
“São várias propostas implantadas nos últimos anos. Hoje temos um sistema de inovação que é forte em Londrina. Foi uma proposta do Fórum Desenvolve Londrina estudar cada uma dessas áreas e criar esse ecossistema. Hoje Londrina é um exemplo de nível nacional. Tivemos também uma proposta para aumentar o número de engenheiros formados na cidade. Eram poucos engenheiros formados aqui, precisávamos aumentar isso. Foi atacado pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e pelas universidades privadas. Quadruplicou o número de engenheiros em relação ao que tínhamos”, seguiu Mejía sobre as conquistas já alcançadas pelo fórum.
Uma proposta que saiu do Fórum Desenvolve Londrina e que também visa o futuro da cidade é o Masterplan, plano estratégico de longo prazo que começou em 2021 e que visa ajudar no desenvolvimento de vários setores da cidade até 2040.
LEIA MAIS NA FOLHA DE LONDRINA.