O projeto de extensão “Correndo contra o câncer”, da UEL (Universidade Estadual de Londrina), está com inscrições abertas para novos participantes.
A ação tem como público-alvo pessoas que têm ou tiveram câncer, e busca trabalhar com exercícios físicos visando aumento da força muscular e melhora do equilíbrio, coordenação motora e capacidade cardiorespiratória.
O coordenador do projeto e professor da UEL, Rafael Deminice, explica que a iniciativa surgiu a partir da necessidade de criar um ambiente propício e seguro para a prática de exercícios para esse público.
“A grande maioria das pessoas relatava que não se sentia bem naqueles espaços [de exercícios da cidade], não se sentia segura ou mesmo não sabia que podia fazer exercícios mesmo estando em tratamento oncológico, fazendo quimioterapia, radioterapia ou depois de uma cirurgia”, explica Deminice.
O professor destaca que os estudos entre cânceres e exercícios físicos já ocorrem há mais de dez anos, e que há benefícios amplos para a saúde.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: